1 - Guarde suas senhas na mente

Evite escrever sua senha em pedaços de papel, agendas, arquivos eletrônicos desprotegidos ou em qualquer meio que possa ser acessado por outra pessoa. Se isso for inevitável, apenas escreva a senha, não informe o que aquela combinação significa. Se a quantidade de senhas for muito grande, você pode utilizar programas específicos para gerenciá-las.


2 - Não use a opção de "lembrar senha" em computadores públicos

Em computadores públicos ou do escritório, não utilize a opção de "inserir senhas automaticamente", "lembrar senha" ou equivalente que muitos sites e navegadores oferecerem. Evite fazer isso inclusive em seu notebook, caso você costume utilizá-lo fora de casa com frequência.

 

3 - Sempre clique em Sair, Logoff ou equivalente

Muita gente se contenta em fechar o navegador ao sair de um determinado site. Este procedimento é seguro na maioria das vezes, no entanto, em alguns casos, a simples reabertura da página pode fazer com que o conteúdo sigiloso que você acessava (sua conta de e-mail, por exemplo) seja exibido novamente. Se você tiver senhas armazenadas em mensagens de e-mail, o problema se torna ainda mais sério. Um jeito de garantir que isso não aconteça é clicando nos links ou botões com os dizeres "Sair", "Logoff", "Sign out" ou equivalente. Sempre.


4 - Se possível, não utilize suas senhas mais importantes em computadores públicos ou redes desconhecidas

Sempre que possível, evite acessar serviços muito importantes para você em computadores públicos (a página de sua conta bancária, por exemplo). Se inevitável, verifique se o site oferece recursos de segurança (como proteção por SSL). Também evite utilizar suas senhas em redes Wi-Fique você desconhece.


5 - Ao digitar sua senha, verifique se você o faz no campo correto

Tome cuidado para não digitar a sua senha no lugar errado, por exemplo, no campo "Nome". Se você fizer isso, uma pessoa próxima conseguirá ler o que você escreveu, já que somente o campo de senha é protegido. O melhor jeito de evitar este problema é não ficar olhando apenas para o teclado enquanto digita - olhe constantemente para a tela.


6 - Mude sua senha periodicamente

É muito importante que você mude as suas senhas periodicamente, pelo menos a cada três meses. Fazendo isso, você impede, por exemplo, que uma pessoa que capturou a sua senha e esteja acessando discretamente uma conta sua em um serviço qualquer continue a fazê-lo.


7 - Não use a mesma senha para vários serviços

Para cada serviço que você usa, utilize uma senha diferente. Caso não o faça, uma pessoa que descobrir a sua senha em determinado site poderá tentar utilizá-la com sucesso em outro serviço que você utiliza, por exemplo.


8 - Não utilize perguntas com respostas óbvias

Muitos sites oferecem um recurso que permite a você recuperar a sua senha ao responder determinada pergunta. A ideia aqui é fazer com que você forneça uma questão cuja resposta só você conhece. Não crie perguntas que possam ser facilmente respondidas, por exemplo, "que país venceu a Copa do Mundo da FIFA de 1978?" (Argentina). Em vez disso, crie questões que somente você poderá responder, como "qual o nome da garota que foi a minha namorada na oitava série?".


9 - Não compartilhe as suas senhas com ninguém

Evite compartilhar suas senhas com outras pessoas, mesmo que elas sejam íntimas. Apesar de ser de sua inteira confiança, a pessoa pode deixar a sua senha exposta em algum lugar sem perceber. Caso utilizem um serviço compartilhado, cada pessoa deve ter o seu próprio login, sempre que possível.


10 - Cuidado com e-mails ou sites falsos que pedem a sua senha

Um dos golpes mais frequentes na internet são e-mails que direcionam para sites que se passam por páginas de bancos, correio eletrônico, redes sociais, entre outros, imitando inclusive o visual dos serviços originais. Se o usuário não perceber que está acessando um site falso, vai acabar entregando a sua senha e outros dados para um infrator. Por isso, fique sempre atento aos detalhes que permitem identificar e-mails ou sites falsos, como endereços não relacionados com o serviço, erros ortográficos grosseiros e solicitações suspeitas (recadastramento, por exemplo).